Lisaac

Sementes de vida, ������© tempo de semear

«

»

jul 08

REFLETINDO SOBRE A PALAVRA

LUDOVICO GARMUS

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 

*Por Frei Ludovico Garmus, ofm –

ORAÇÃO: “Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria, e dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas”.

1. PRIMEIRA LEITURA: Ez 2,2-5

São um bando de rebeldes,

e ficarão sabendo que houve entre eles um profeta.

Ezequiel conta em primeira pessoa sua experiência de ser chamado por Deus como profeta. Outros profetas como Amós (7,15), Jeremias (1,7) e Isaías (6,8-11) também contam sua vocação profética. Ezequiel narra como foi arrebatado pelo espírito divino. Deus como que invade sua pessoa (3,12.24; 8,3) e toma conta de sua fala (3,1-3). E o profeta torna-se assim o porta-voz de Deus, mas continua livre em acolher, ou não, o chamado divino. Por outro lado, o profeta tem consciência de estar falando em nome de Deus. Os ouvintes têm a liberdade de acreditar, ou não, que Ezequiel fala em nome de Deus. Por isso Deus adverte Ezequiel sobre as dificuldades da missão: “Eu te envio aos israelitas, nação de rebeldes, que se afastaram de mim... filhos de cabeça dura e coração de pedra”. O profeta tinha que falar em nome de Deus a um povo rebelde e agressivo, que o cercava como se fossem espinhos e escorpiões (v. 6-7). Não obstante a rebeldia, Deus misericordioso continua falando a Israel porque são seus filhos. Mas, se persistirem endurecendo o coração, sobrevirá o silêncio de Deus, como diz o profeta Amós: “Enviarei fome ao país, não uma fome de pão, nem uma sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Andarão cambaleando de um mar a outro, do norte até o oriente, procurando a palavra do Senhor, mas não a encontrarão” (8,11-12). – Ouçamos hoje a voz do Senhor!

SALMO RESPONSORIAL: Sl 122

Os nossos olhos estão fitos no Senhor;

tende piedade, ó Senhor, tende piedade!

2. SEGUNDA LEITURA: 2Cor 12,7-10

Gloriar-me-ei das minhas fraquezas,

para que a força de Cristo habite em mim.

Ezequiel teve que enfrentar a dureza de coração de seus opositores. Deus o anima a não temê-los, “mesmo que espinhos te cerquem e estejas assentado sobre escorpiões” (Ez 2,6). Jesus foi expulso pelos doutores da Lei e fariseus não só de Nazaré, mas também da sinagoga (evangelho). Da mesma forma o apóstolo Paulo teve que enfrentar tanto inimigos externos, como adversários dentro do próprio cristianismo. Eram cristãos de linha judaica, que contestavam seu apostolado porque Paulo defendia a liberdade frente à Lei de Moisés. Na Segunda Carta aos Coríntios (cap. 10–12) Paulo defende seu modo de pregar o Evangelho e a autoridade de seu apostolado, do qual tinha orgulho. No texto que ouvimos reconhece, porém, suas fraquezas. Paulo fala de um “espinho na carne” que o atormentava (doença, prisões, tentações, oposição de judeu-cristãos ou remorso de seu passado?), para que não se orgulhasse dos dons e das revelações recebidas de Cristo. Reconhece que a força de seu ministério vem de Cristo: “Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força se manifesta”.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: Lc 4,18

O Espírito do Senhor, sobre mim fez a sua unção;

enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação.

3. EVANGELHO: Mc 6,1-6

Um profeta só não é estimado em sua pátria.

Depois de ser batizado por João e tentado pelo demônio no deserto, Jesus iniciou sua atividade nas aldeias em torno do lago de Genesaré. A fama de seus milagres e de sua pregação já havia chegado até Nazaré. De fato, seus parentes o haviam procurado em Cafarnaum para tirá-lo de circulação, pois pensavam que estava ficando louco (3,21.31-35). Mas a pregação de Jesus sobre a boa-nova do Reino de Deus nem sempre tinha sucesso. Sua mensagem dividia o auditório. Havia os que o seguiam na esperança de serem beneficiados por algum milagre. Outros o seguiam para ouvir sua mensagem; outros, ainda, o seguiam apenas para contestar suas palavras e criticar suas ações. Jesus exemplifica as diferentes respostas dos ouvintes na parábola do semeador (Mc 4,1-20). No entanto, diante dos aparentes fracassos Jesus continuava confiante na semente da Palavra que semeava. As parábolas da “semente que cresce sozinha” e do “grão de mostarda” (4,26-32) no-lo demonstram claramente. Com esta confiança Jesus chega à aldeia de Nazaré, onde fora criado. Quando Jesus entra na sinagoga podemos imaginar que a expectativa em ouvi-lo era enorme. Logo, porém, da admiração pelos milagres e sabedoria de seu ensinamento os ouvintes passam para a desconfiança e o desdém. Desautorizaram a Jesus porque não estudou a Lei junto aos mestres da Lei em Jerusalém. Jesus não passava de um carpinteiro, um trabalhador braçal. Todo mundo conhecia sua mãe e seus familiares. Jesus ficou admirado da falta de fé de sua gente: “Um profeta só não é estimado em sua pátria entre seus parentes e familiares”. Diante da incredulidade dos conterrâneos, Jesus “curou apenas alguns doentes”. A primeira vez que Jesus entra numa sinagoga de Cafarnaum para ensinar todos reconhecem sua autoridade: “O que é isso? Uma doutrina nova dada com autoridade!” (1,27). A última vez que Jesus ensina numa sinagoga é na sua terra natal e dela sai desautorizado (6,29). Mesmo assim, continua ensinando nos povoados dos arredores e curando os doentes. O evangelho deve ser anunciado “quer te escutem, quer não” (1ª leitura). João Batista já dizia: “quem tem ouvidos [para ouvir Jesus], que ouça” (Mt 11,15).

_______________________________________________

* Frei Ludovico Garmus é Doutor em Exegese Bíblica, Professor de Exegese no Instituto Teológico Franciscano-ITF, em Petrópolis, escritor, conferencista e colabora com o nosso Blog, autorizando a reprodução de textos e de reflexões de sua autoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Apoio: