Lisaac

Sementes de vida, ������© tempo de semear

«

»

nov 23

O FUTURO A DEUS PERTENCE

jesus-come-com-os-pecadores

JESUS ALERTA SOBRE O FINAL DOS TEMPOS –

*Por Monsenhor Paulo Daher –

Em Lucas, 21, 12-19, Jesus prevê  os fatos terríveis que terão lugar no fim dos tempos. E alerta seus discípulos para não se preocuparem sobre como irão se defender ou o que dirão diante do sofrimento ou perseguição. Vocês irão sofrer por causa de meu nome. Mas confiem pois estarão sempre em minhas mãos.

          Mais uma vez relembro que faz bem olhar para o futuro, pensando em viver melhor o presente, que é o que nos conduz para o amanhã.

            Jesus é um líder que não inventa nem alimenta fantasias enganosas.

            Não engana a ninguém que quiser segui-lo. Algumas vezes depois de milagres quando o povo se entusiasmava e com ele seus apóstolos, Ele avisava sobre o que lhe aconteceria mais tarde de sofrimentos. Mas não lhe davam muita atenção. E mesmo afirmou que quem quisesse segui-lo tinha de aceitar a sua cruz.(Mc 8,34)

            Em nossa vida humana não conseguimos nada sem esforço. As coisas não caem do céu. Devemos sempre guiar-nos pelo que a vida sempre apresentou, e que é confirmação do que Deus disse  a nossos primeiros pais: vocês irão comer o pão com o suor de seus rostos (Gn 3,19)

        A sabedoria divina, em geral, não nos revela o futuro. E não  lhe agrada que busquemos em adivinhos a revelação do que irá acontecer amanhã.(Jr 27,9) Nem como hoje procurar saber no horóscopo como vai ser o nosso amanhã.         

            O sentido que Jesus quer dar é que conhecendo por experiência o que se segue às más escolhas, procuremos hoje evitar todos os erros  que podem levar-nos ao sofrimento. É a sabedoria da vida que nos ensina: quem semeia ventos, colhe tempestades!  O futuro a Deus pertence, diz também a mesma sabedoria. Não queiramos antecipar-nos a Deus. Mas aprendamos que tudo de bom ou de errado que fazemos tem sua resposta amanhã.

            E diante da experiência de vida, pensar nas consequências de nossos atos hoje, ajuda-nos a sempre escolher o bem, o que o Senhor deseja de nós.

_____________________________________
*Monsenhor Paulo Daher é Sacerdote da  Diocese de Petrópolis, e colabora enviando gentilmente seus comentários aos textos litúrgicos da semana.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Apoio: