Lisaac

Sementes de vida, ������© tempo de semear

«

»

dez 08

IMACULADA CONCEIÇÃO

imaculada-conceicao-3

IMACULADA CONCEIÇÃO - 5ª. FEIRA – 08.12.2016 –

*Por Monsenhor Paulo Daher –

No livro do Gênesis, 3, 9-15.20, o Senhor chamou: Adão onde estás? O Senhor percebeu que ele e Eva tentados pela serpente tinham comido o fruto proibido e se esconderam porque se sentiram nus. Deus disse à serpente: vou por inimizade entre ti e a mulher... Ela te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar o calcanhar.

Este trecho da Bíblia nos apresenta o pecado de nossos primeiros pais. Pela desobediência a Deus eles perderam a graça de serem filhos de Deus. Perderam para si e para todos os seus descendentes.

E Deus em sua infinita misericórdia vai prometer o Salvador que viria renovar este dom de as pessoas puderem de novo se tornar filhos de Deus. Como de fato acontece pelo Batismo na Igreja de Cristo.

Mas o trecho: vou colocar inimizade entre ti e a mulher, a Igreja aplica a Nossa Senhora, Maria que seria a Mãe do Salvador.

E para isso quis que ao aparecer na terra, Maria já viesse toda envolvida pelo amor de Deus sendo a filha predileta de Deus Pai.

É o que a verdade de nossa fé nos diz ao afirmar que Maria foi concebida sem a mancha do pecado original. Depois de nossos primeiros pais, Maria foi criada por Deus como filha predileta do Senhor. E assim permanecerá, dará à luz por milagre do Espírito Santo ao Filho de Deus que se fez homem para a nossa salvação.

Ela é a única criatura que realizou completamente o plano de Deus sobre os seres humanos.

Nas imagens que temos de Nossa Senhora da Conceição, ela está pisando numa serpente. Está acima de todo o mal. Por seu Filho tem força e poder de esmagar a cabeça da serpente e das serpentes de todo o mal.

Maria, a Imaculada Conceição, a Filha predileta de Deus Pai, a Mãe do Filho de Deus feito homem, vence sempre o mal e ajuda a todos a seguir seu Filho Jesus.

Na carta aos Efésios, 1, 3-6.11-12, o apóstolo louva a Deus pela bênção especial e escolha que em Cristo e por Ele nos tornamos filhos adotivos. Para que sejamos o louvor e a alegria de Deus.

Ao sermos batizados, Deus nos faz seus filhos queridos. Ele se liga a nós mais que os pais com seus filhos.

Os pais da terra, pela comunicação dos elementos(cheios de dons divinos e humanos) que trazem em si, colocam nas mãos de Deus para que Ele possa criar novos seres humanos.

Todos fomos criados por Deus, por isso, de alguma forma podemos dizer que somos então filhos de Deus. Mas esta nossa dependência de Deus como o Senhor idealizou, seria mais do que ligação de um ser humano criado com seu Criador como imagem de Deus. Estaria ligado a Deus com dons chamados sobrenaturais, isto é, transformados com grande sensibilidade espiritual de ligação com Deus.

Podemos entender como se faria isso, observando como são os santos principalmente no final de suas vidas: todos envolvidos de tal forma pelo amor de Deus, que sua visão da vida humana está mais ligada a Deus que às coisas da terra. Quase não dependem dos elementos materiais ou de sentimentos de falta de algo, pois só Deus lhes basta, envolvendo numa alegria e paz que parecem mais seres celestes que terrestres.

A força interior deste filho de Deus dá sentido a tudo o que faz com serenidade e segurança. E mais sua visão das outras pessoas é quase a mesma que Deus tem: amam a todos com ternura sem distinção e se põe a serviço de todos com muita alegria e felicidade.

O pecado chamado original nos priva do envolvimento de Deus Criador em nossa vida, e mais ainda dificulta nossa caminhada para Deus. Há como que uma desordem em todo o nosso ser: temos de lutar muito para que nossa consciência com a vontade e a liberdade escolham sempre o que é melhor e mais conforme à vontade de Deus.

O batismo nos faz filhos de Deus, S. Paulo diz: adotivos, pois sem todos os dons que nossos primeiros pais receberam antes do pecado. Mas dá-nos muitas oportunidades pela Igreja de Cristo de sermos ajudados pelos sacramentos e pela graças que a própria Igreja nos consegue de Deus.

Em Lucas, 1, 26-38, o anjo Gabriel foi pedir a Maria para ser a Mãe do Salvador. Maria esclarecida sobre que seria mãe pelo milagre do Espírito Santo. Entregou-se nas mãos de Deus dizendo ser escrava do Senhor.

Esta página da Bíblia é cheia de inspiração e de manifestação da bondade de Deus e da maravilhosa bondade de Deus para com sua humilde e santa filha Maria.

Desde toda a eternidade, Maria foi escolhida para ser a Mãe do Salvador. Deus a preparou desde antes de seu nascimento. Ela como nós não foi só a imagem e semelhança de Deus, ela foi envolvida totalmente pelo Amor de Deus em sua inteligência, vontade, liberdade e sensibilidade.

Todas as suas qualidades, quanto é possível a uma criatura, já por si estavam todas voltadas para Deus. Como uma criança que está sendo gerada no ventre de sua mãe está de tal forma ligada ao organismo da mãe e todo o amor desta a protege como vida de sua vida,assim Maria em relação a Deus.

Não afirmo que Maria era impecável por natureza, pois só Deus é impecável. Mas seu amor era tão grande para com Deus que o que causasse tristeza a Deus, ela jamais o faria. Posso até dizer que jamais a tentação que lhe propusesse querer algo até aparentemente a afastasse de Deus, nem pensar. Pois sua felicidade era completa. Não estava procurando nada que lhe trouxesse alegria ou bem estar se a afastasse de Deus. Não tinha necessidade de nada fora de Deus. Nada a atraía porque só Deus lhe bastava, pois era vida de sua vida.

A narrativa da vinda do anjo Gabriel para pedir a Maria que aceitasse ser a Mãe do Filho de Deus, é uma das páginas mais belas da Bíblia. O amor de Deus por Maria, que foi preparada por Ele mesmo, encontrou a resposta mais generosa da parte de Maria. Aceitou ser a Mãe do Filho de Deus que ia assumir a natureza humana em Maria pelo milagre do Espírito Santo. A terra e os céus nunca tinham presenciado fato tão inaudito.

________________________________________
Monsenhor Paulo Daher é Sacerdote da  Diocese de Petrópolis, e colabora enviando gentilmente seus comentários aos textos litúrgicos da semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Apoio: