Lisaac

Sementes de vida, ������© tempo de semear

«

»

jan 12

ESPAÇO TEOLÓGICO: CAMINHO PARA O CONHECIMENTO

ESPAÇO TEOLÓGICO

ESPAÇO TEOLÓGICO – CRESCENDO EM CONHECIMENTO - 

*Por Luiz Antonio de Moura –

Iniciamos o ano de 2018 com forte tendência, não apenas de manutenção, mas, e, sobretudo, de aprimoramento do site www.sementesdapalavra.com.br por meio do qual temos conseguido chegar a diversos pontos geográficos, alcançando pessoas dos mais diversos matizes e das mais diversificadas profissões de fé o que, graças a Deus, é motivo de orgulho e de satisfação para nós, cujo objetivo é, e sempre foi, levar Palavra de Deus a todos os homens de boa vontade, independentemente da religião que professam.

Pois bem, com tais propósitos e objetivos, estamos verificando a necessidade de abrir espaço de indubitável importância para o cuidado e o zelo da fé da qual somos portadores por obra e graça de Deus, sem as quais seríamos como folhas secas caídas nos bosques da vida. O espaço ao qual nos referimos é aquele destinado à teologia, aonde pretendemos apresentar aos nossos leitores, seguidores e colaboradores não o nosso, mas, o entendimento e o conhecimento teológico sobre os mais diversos aspectos da Palavra de Deus, a partir da leitura de obras de teólogos do porte, por exemplo, de L. Alonso Schökel, J. L. Sicre Diaz, Joseph Ratzinger, Karol Wojtyla, Andrés Torres Queiruga, Karl Barth, Karl Rahner, Jürgen Moltmann, Isidoro Mazzarolo e muitos outros que, no conjunto, são os grandes responsáveis pela compreensão que temos acerca da criação, da formação do chamado “povo de Deus”, ainda no tempo dos Patriarcas e, posteriormente, a partir da história pré e pós-exílica de Israel, passando pelos profetas e, tudo encadeado, chegando ao Novo Testamento e à Nova Aliança apresentada e representada por Jesus Cristo.

Nas palavras e nos ensinamentos dos teólogos acima nomeados, além de outros que serão apresentados oportunamente, pretendemos levar aos leitores, seguidores e colaboradores do site uma visão teológica que lhes possibilite compreender com maior nitidez e clareza a extensão dos projetos criacional e salvífico de Deus, tendo o ser humano como objeto central, sim, mas, ao mesmo tempo, em permanente interação com tudo e com todos os demais seres vivos que o cercam, de modo a que o fracasso de um, significa também, o fracasso dos demais. Assim, o trinômio Deus-homem-vida passa a ser considerado como existência única e esta compreensão, por certo, fará de todos nós pessoas especialmente preparadas para a vida futura, aquela que ultrapassa os limites do túmulo e que nos fará ingressar no grande oceano divino, onde todas as nossas águas serão integradas às águas eternas, numa mistura que unificará o homem com a vida e estes com Deus de forma permanente e, portanto, eterna.

Por meio das diversas inserções teológicas apresentadas por renomados teólogos, atuais e antigos, procedentes dos mais diferentes matizes do pensamento, pretendemos facilitar o entendimento dos cristãos de modo a se adequarem plena e perfeitamente à mensagem de Jesus: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, pois, ao ser humano não pode ser, jamais, negada a oportunidade do conhecimento, principalmente, quando indispensável para uma vivência ajustada aos planos do Criador que têm por finalidade a recondução do homem às hostes do paraíso inicialmente preparado para a criatura cuja primazia é reconhecida por Deus desde o momento inicial, conforme narrado no Livro do Gênesis.

Então, eis o desafio a que nos propomos desde este início do ano de 2018, cuja primeira publicação está prevista para fevereiro, renovada a cada dois meses, dada a necessidade da pesquisa e da formatação dos textos a serem utilizados.

Esperamos, sinceramente, atingir os objetivos apresentados, para o que contamos com a inestimável e insubstituível presença e inspiração do Espírito Santo.

_________________________________________

*Luiz Antonio de Moura estuda Teologia no ITF-Petrópolis, é um caminhante, um pensador espiritualista e um cultor do silêncio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Apoio: